sexta-feira, 16 de março de 2012

O Patriarca e a Matriarca

Quando ouvi esse apelido pela primeira vez ri bastante, mas até hoje não descobri ao certo o porquê do mesmo. Conversando com uma de minhas tias, ela me contou que meu bisavô era tocador de rabeca, mas segundo outra prima do meu pai o codinome se deu devido ao fato de que todos na família eram brancos e gorduchos... Talvez se eu tivesse cuidado em saber disso enquanto meu avô ainda era vivo, eu já soubesse dessa informação. Agora só me resta a esperança de algum parente dos mais velhos me aparecer com uma história mais concreta... Mas aqui vai meu ponto de partida...
Meus bisavôs paterno residiram em uma antiga comunidade, hoje extinta, no município de Ipanguaçu, antes chamada de Freguesia de Sacramento, seu primitivo nome provém do nome de uma fazenda de gado de propriedade do Coronel Antonio da Rocha Pita que possuía três léguas de terra da estrada que vai até a Ribeira de Açu, cuja Fazenda de gado foi vendida em 1845 á Manuel de Melo Montenegro, passando posteriormente esta, a pertencer ao Coronel Ovídio Montenegro e seus descendentes diretos, Na época pertencente ao município de Santana do Matos, comunidade esta onde nasceu meu pai, meus tios e grande parte dos mais velhos descendentes de meus bisavôs. O nome da mesma era VENEZA DE CIMA na ribeira do Assu, imagino que ali chegaram para trabalhar na criação de gado, que foi uma das primeiras fontes de renda do município há séculos atrás na época da produção de charque. Aqui estão eles, meus bisavôs parteno.

Pedro José da Fonseca                            1860  a  11/09/1937     viveu 77 anos e sua esposa
Maria Francisca da Fonseca                  1866  a  11/03/1941     viveu 75anos

Ambos estão sepultados no cemitério São João Batista na cidade de Assu RN, e deles descendem meu avô e seus 11 irmãos que contarei suas descendências daqui por diante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário